Footer Social Media

10 pistas de que você está viciada em internet

Já falei aqui antes sobre o desafio que me impus nas férias do ano passado de tirar um detox digital. Muitas de nós nem percebemos que estamos precisando de um. Não nos damos conta do papel central que a tecnologia tomou nas nossas vidas, nem de quanto nos sentimos dependentes dela.

Por isso decidi fazer uma pequena listinha com indícios de que você deva prestar atenção no assunto:

  1. Estar 100% conectada nos grupos de WhatsApp: Você está sempre por dentro do que se fala em cada um dos grupos de WhatsApp que você faz parte. Mesmo sendo muitos, você nunca fica por fora do que está sendo dito.
  2. Não resistir a uma notificação: Parece impossível deixar para depois uma notificação de email ou mensagem. Você sente que precisa ler na hora em que chegou. As únicas que acumulam são as que chegam durante a noite.
  3. Checar as redes sem parar: É mais forte do que você. Você checa as redes sociais até durante o almoço. Não resiste a dar uma checadinha em festas, em jantares e em reuniões.
  4. Medo de ficar sem celular: Dá uma espécie de pânico quando percebe que esqueceu o celular em casa ou sente que precisa levar o celular até no banheiro para não perder nada.
  5. Jogos que nunca terminam:Você não consegue dar fim a jogos como o Candy Crush, Angry Birds ou Cut the Rope.
  6. Wi-Fi como elemento central: A primeira coisa que pergunta ao chegar a um restaurante, consultório ou escritório é a senha do Wi-Fi. Ah! Viagens apenas em locais com Wi-Fi, é claro.
  7. Buscar aprovação nas redes sociais: Ao subir uma foto nas redes sociais fica esperando os comentários e curtidas e só sossega quando eles atingem um nível satisfatório.
  8. A primeira coisa que faz no dia é ligar o celular: Ao acordar, antes de ir ao banheiro, você já liga o celular e checa o que perdeu durante a noite.
  9. Tudo, menos ficar sem bateria: Você não sai mais sem baterias extras ou carregadores portáteis com medo de não poder compartilhar as experiências do dia.
  10. Acompanhado só nas redes sociais: Tem sido mais comum encontrar as pessoas virtualmente do que pessoalmente e raramente traz um assunto que não tenha visto online.

Se você tem alguns dos 'sintomas' acima, atenção! Vale a pena repensar o uso da tecnologia. E pensar no exemplo que está sendo dando para as crianças (assunto que tratei neste post aqui). Todo o excesso merece ser revisto. Ainda mais quando pensamos em nós, mães e pais, como modelos de comportamento.

(Imagem: Japanexperterna.se, Flickr, Creative Commons)

Post a Comment