Footer Social Media

Se você é do tipo sem disciplina e acha que isso pode te impedir de ter sucesso na criação de uma horta doméstica, a tecnologia pode te dar uma mãozinha. Existem desde aplicativos até gadgets criados para turbinar a sua horta doméstica.

Entre os apps, o mais comum é ter dicas e passo a passo para hortas bem cuidadas como o Vegetable Tree e o Plant It!.

Existem até versões nacionais, como o aplicativo Agricultura Residencial, desenvolvido para Android, que ainda dá dicas de projetos de automação criados por usuários. Há outros específicos para lembrar de regar as plantas, como o Waterbot.

Mas o que eu acho mais surpreendente e interessante em termos de tecnologia são os plantadores eletrônicos inteligentes. O mais conhecido de todos e que já tem versão comercial é o Click & Grow.

Desenvolvido na Estônia em 2010, o Click&Grow funciona como uma unidade autônoma de jardinagem. Você simplesmente planta ali o que quer cultivar, abastece de água, coloca na tomada e ele se vira.

O plantador inteligente sinaliza com luz quando você precisará adicionar mais água para o reservatório (cerca de uma vez por mês) ou quando você precisa substituir as baterias (uma vez por ano). E faz tudo sozinho.

A única desvantagem é que há apenas algumas variedades de flores para escolher. Mas, por outro lado, existem várias opções de temperos, bem como uma opção de tomate e pimenta.

Tem também o Niwa, que é uma estufa controlada por aplicativo que dispensa luz natural, terra e habilidade em cuidar de plantas e é capaz de cultivar frutas, verduras, flores e ervas aromáticas. Bem maiorzinha.

Enfim, opções estão surgindo e a tecnologia pode ajudar a deixar a hortinha doméstica bem cuidada. Vale conferir!

(Foto: Getty Images)

Post a Comment