LOGINMail

A FIGUEIRA SEM FRUTO

  • Compartilhar

No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.
E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos.
Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti!… Mc 11:12-14
…E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz. Mc 11:20 

A figueira, em sua maioria, pode atingir até 8m. Adapta-se à maioria dos solos, tendo a capacidade de crescer bem em solos pobres e tolerar a seca devido ao seu extenso sistema de raízes. 

Com folhas grandes e largas, e copa ampla, oferece uma agradável e refrescante sombra, lugar ideal para um descanso. Em Gênesis, Adão e Eva coseram folhas de figueira para esconder sua nudez. Gn 3:7

Desde o tempo do Rei Salomão, o fato de a pessoa se sentar debaixo da sua figueira significava paz, prosperidade e abundância. 1Rs 4:25 / Mq 4:4

Dando frutos duas vezes por ano, os figos temporãos aparecem junto com as folhas ou mesmo antes delas. A ausência do fruto demonstra que a figueira não prestava, causando uma aparência enganosa em quem por ela passava.

Você tem gerado frutos? Que frutos você tem gerado?

O que você tem entregue àqueles que se aproximam de você, que cruzam seu caminho, que passam pela sua vida?

Tem distribuído amor, carinho, amizade, bondade? Tem proferido uma palavra de vida, de paz, de fé,  de consolo, de esperança? 

O que tem feito, como tem tratado o próximo? E PRÓXIMO, começa pelos da sua casa, da sua família. Como tem agido com eles? Tem gerado bons frutos?

Todas as suas ações são frutos, sejam palavras, atitudes, pensamentos…E os seus frutos demonstram quem você é. Mt 7:16-18

Será que você tem sido como a figueira mencionada, a qual Jesus se aproximou e nada encontrou? Será que você tem iludido com uma aparência enganosa, rica, farta, quando na realidade não produz nada?

Jesus estava com fome, assim diz a palavra. Quantos se aproximam de você com fome de uma palavra amiga, de uma palavra de apoio, de benção, de salvação, de uma palavra de luz para seguir? 

Quantos tem fome de um abraço, de um sorriso? Quantos tem fome na alma, de Espírito?…

Somos figueira do Senhor, plantada por Ele para gerar frutos e frutos bons. Somos uma figueira estéril ou somos uma figueira frutífera? 
Em Lucas 13:6-9, Jesus fala da parábola da figueira estéril. Nessa passagem, Ele se refere ao povo de Israel como uma figueira, e da mesma forma, essa palavra se refere a cada um de nós.

Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume.
Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la. Lc 13:8-9

Figueira que não gera frutos é lançada fora, seca…
Gerar frutos nos dá vida, nos mantém vivos.
Jesus espera pelos nossos frutos e anseia que possamos gerar frutos bons e louváveis.

Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
…Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
…Nisto é glorificado meu Pai,em que deis muito fruto…
…eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça… Jo 15:4-5, 8, 16

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
mansidão, domínio próprio…Gl 5:22-23

Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
(porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),
provando sempre o que é agradável ao Senhor.
E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Ef 5:8-11

Não te preocupes! O Senhor é contigo, é misericordioso e te ajudará. Derramará sobre ti o adubo, o fertilizante e a água do Espírito. 
São muitos os que necessitam do seu bom fruto. Esforça-te para tê-los quando passarem por você. Tenha o que doar, o que repartir e o que compartilhar quando te buscarem.

Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a figueira e a vide produzirão com vigor. Jl 2:22

URL: https://is.gd/VgdWcE
  • Compartilhar
Sair da versão mobile